Tabela de Conteúdo / Índice
No nosso texto anterior abordamos rapidamente alguns dos principais pontos positivos da prática do Home Office, ou seja, o estilo de vidas das pessoas que optam por trabalhar em suas próprias casas. Vimos que há inúmeras vantagens em adotar essa prática, e se quiser saber mais sobre, confira o texto aqui: HOME OFFICE – 7 VANTAGENS DE TRABALHAR EM CASA
Entretanto, antes de optarmos por mudar radicalmente nosso estilo de vida, precisamos considerar todos os aspectos em torno dessa decisão. No caso do Home Office, há também alguns pontos negativos que temos que levar em conta. A seguir nós enumeramos as principais desvantagens do Home Office.
1. Aspectos Legais
A primeira dica vai principalmente para quem está iniciando como empreendedor em um negócio próprio que te permite trabalhar em casa. Esteja sempre atento a todos os aspectos legais necessários para seu negócio funcionar plenamente conforme as leis. Imagine que transtorno depois de meses de muita dedicação em seu empreendimento, após estar gerando uma alta renda com grandes lucros você descobrir que se esqueceu de algum aspecto mais burocrático e que seu empreendimento não está totalmente de acordo com a legislação?
Para evitar esse tipo de situação, tenha certeza de que foi atrás de toda papelada para iniciar seu empreendimento em seu Home Office dentro da legalidade!
2. Privacidade
Muitos optam pelo Home Office para fugir do estresse causado pelo trânsito e ambiente de trabalho nada acolhedor oferecido por muitas empresas. Entretanto, é preciso considerar a realidade dentro da casa de cada um, pois o tiro pode sair pela culatra.
Se você mora com muitas pessoas, se há crianças em seu ambiente doméstico, se há animais de estimação, tudo isso precisa ser considerado, pois talvez surjam situações que irão te atrapalhar em seu escritório doméstico e possam tirar sua privacidade, dificultando seu trabalho e diminuindo seu rendimento. Lembre-se que você é seu próprio patrão ao trabalhar em casa, e cada hora bem trabalhada reflete no final do mês, diminuindo ou aumentando sua renda.
3. Isolamento Social
Talvez você tenha sim uma boa privacidade em seu escritório doméstico. Talvez você até more sozinho e isso seja o ideal pois ninguém irá te incomodar durante seu expediente de trabalho. Mas será que só há pontos positivos nisso?
O que esquecemos ao optar pelo Home Office, é que nas formas de trabalho convencional a relação de trabalho que temos com inúmeras pessoas ao longo da semana é uma forma de vínculo social muito importante. Isso contribui para que construamos relações de amizades que são importantes para nossa saúde e bem-estar.
Por isso, considere que caso você faça a opção de trabalhar em casa, talvez você diminua bastante seus vínculos com outras pessoas, passando a se isolar mais. Isso pode ser ruim para você. O ideal é aproveitar aquelas horas livres que você terá trabalhando em casa para curtir suas relações familiares e de amizades, buscando investir em sua saúde e bem-estar!
4. Ambiente Inapropriado
Pense que optando por trabalhar em casa, você vai precisar do mínimo para montar um escritório em sua residência. Considere o espaço que você tem, a iluminação, se haverá passagem de pessoas constantemente, enfim, todos os aspectos em torno de montar um escritório doméstico. Lembre-se que se o seu ambiente não for apropriado para trabalhar e cumprir suas rotinas, você terá dificuldades, podendo ficar estressado e comprometer a sua renda.
Um escritório bem planejado é fundamental para aumentar seu rendimento, aumentar seus lucros e tornar seu trabalho mais produtivo!
5. Trabalhar em excesso
Como é você quem vai determinar suas rotinas, tome cuidado para não confundir as coisas: não é porque você está em sua casa que você não está trabalhando! Cuidado para não trabalhar em excesso, ou mesmo trabalhar menos horas do que se comprometeu.
Planeje suas rotinas da semana, quantas horas irá trabalhar, os momentos de descanso, etc. Lembre-se que trabalhar em excesso não é saudável, e mais vale otimizar suas horas trabalhadas do que trabalhar por muitas horas de maneira ineficiente!
Cuidado também para não trabalhar menos do que se comprometeu. Algumas pessoas em Home Office podem perder o controle de seu próprio rendimento e acabar tendo prejuízos, entrando em dívidas e se enrolando no rotativo do cartão de crédito para compensar a falta de planejamento.
6. Falta de Familiaridade com Tecnologias
Hoje em dia o que nos proporciona a possibilidade de trabalharmos em casa são as tecnologias que temos disponíveis na palma da mão. Entretanto não são todas pessoas que estão familiarizadas com essas ferramentas tão úteis em um Home Office. Lembre-se que trabalhando em casa talvez você precise adotar novas práticas em sua rotina, como enviar e-mails, utilizar redes sociais, fazer vídeo-conferências e reuniões online com colaboradores e sócios, apresentações ao vivo com seus clientes, fazer operações financeiras por Internet Banking e utilizar aplicativos de Fintechs, etc.
Para uma dica rápida, confira nosso texto LIVE: COMO FAZER UMA BOA TRANSMISSÃO AO VIVO PELO INSTAGRAM
7. Direitos Trabalhistas
Se você for ser seu próprio patrão, lembre-se que trabalhando em casa você não terá acesso aos direitos trabalhistas tradicionais como férias, décimo-terceiro, alguns seguros, abonos, etc. Planeje sua vida financeira para poder suprir esses pontos. Aprenda como poupar dinheiro para dar a si mesmo alguns ”benefícios” e conseguir poupar um dinheiro para utilizar nas festas de fim de ano. Planeje férias para si mesmo e aplique dinheiro em investimentos de alta rentabilidade para poder utilizar em seus períodos de férias.
Dessa forma você terá mais segurança para viver o Home Office mesmo sabendo que não terá os benefícios trabalhistas.
Esses foram alguns desafios a se considerar antes de escolher trabalhar em casa. Lembre-se de colocar todos os prós e contras na balança antes de tomar a decisão, e boa sorte!