Quem nunca esqueceu uma senha? Nos dias atuais com tanta tecnologia tudo precisa de alguma senha para ser acessado. Isso é muito bom, pois reforça a segurança em tudo que fazemos, desde acessar redes sociais até fazer compras pela internet usando um cartão de crédito. Por outro lado, com um número cada vez maior de senhas para memorizar podemos nos confundir ou mesmo esquecer as senhas.

Algumas pessoas acabam criando senhas muito simples e fáceis de adivinhar e por isso comprometem a segurança de seus dados pessoais. Outras optam por senhas complexas com maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Entretanto, sempre precisam recorrer a uma cola para lembrar da senha que às vezes nem é tão segura.

A segurança de seus dados hoje em dia é primordial, pois na internet há todo tipo de cibercriminosos que podem até mesmo roubar senhas bancárias e utilizar indevidamente seu cartão de crédito, além de outras fraudes. Acompanhe a seguir algumas dicas para melhorar suas senhas e aumentar a segurança de seus dados.

Como agem os ladrões de senhas?

Há algumas maneiras pelas quais agem os ladrões de senhas. Abaixo listamos as principais

Phishing

Essa tática consiste basicamente em enviar e-mails falsos para centenas ou milhares de pessoas. Esses e-mails são cópias muito parecidas de e-mail oficiais de sites de compras e lojas online e geralmente pedem para a pessoa confirmar informações como login e senha.

Para não cair nesses golpes, sempre que receber qualquer e-mail verifique atentamente todas informações contidas na mensagem. Em caso de dúvidas, entre em contato com o site ou loja para confirmar se foram eles mesmo que te enviaram algum e-mail.

Keyloggers

São programas instalados em computadores que detectam sempre que o usuário preenche um formulário que pede login e senha. Essas informações ficam salvas no programa e são acessadas pelo hacker ou mesmo enviadas a um computador remoto.

São mais comuns em computadores públicos como em bibliotecas e lan houses. A dica para não ser uma vítima desse golpe é utilizar apenas computadores confiáveis de lugares que você conhece, caso contrário pode ter suas informações roubadas e se assustar com compras indevidas na fatura do cartão de crédito.

Tentativa e erro

Seja por um ser humano ou por um programa de computador, muitas senhas são facilmente descobertas pelo velho método de tentativa e erro. Se a sua senha consiste em informações pessoais como data de aniversário ou nome de familiares como 15061980 ou maria1234, qualquer pessoa que te conheça minimamente pode descobrir sua senha em questão de minutos.

Há também programas de computador que podem ser programados para tentar milhares de senhas por segundo até descobrir a verdadeira. Por mais que você acredite que sua senha é segura, um programa que testa mil senhas por segundo, ao longo de uma semana terá feito 604.800.000. Entretanto os computadores de hoje em dia conseguem testar muito mais senhas por segundo. Além disso, a maioria das pessoas passa meses ou anos usando a mesma senha, o que dá tempo suficiente para um programa quebrar a mesma.

Bisbilhoteiros

Também é muito comum ter senhas roubadas pessoalmente por pessoas que ficam de olho enquanto você digita no computador ou na máquina de cartão de crédito. Há também pessoas mal intencionadas que podem xeretar em suas gavetas e mesa do escritório atrás de algum papel que contenham senhas anotadas.

O que evitar?

-Evite as senhas óbvias que estão entre as mais utilizadas do mundo como qwerty, 123456 e password. Qualquer programa ou pessoa mal intencionada vai começar os testes por essas opções e quebrar sua senha em segundos.

-Não use a mesma senha para todas as coisas, como a mesma senha para todas redes sociais ou para todos cartões de banco, pois se um hacker descobrir uma, terá acesso a tudo.

-Não use senhas fáceis de descobrir como datas de aniversário, de casamento, nome de parentes ou de animais de estimação, bandas favoritas, etc. Muitos desses dados podem ser encontrados online em suas próprias redes sociais por um hacker que esteja te observando.

-Evite senhas tão complexas que exijam que você as tenham anotadas em algum lugar. Alguém pode ter acesso à sua anotação e fazer um uso indevido de seus dados.

-Nunca deixe senhas salvas em seus dispositivos como computadores e celular, e muito menos em computadores públicos.

-Sempre que receber qualquer e-mail que solicite a confirmação de dados de login e senha, não clique em nada e nem responda ao e-mail. Entre em contato com o suposto site ou loja para checar a veracidade do e-mail.

Dicas clássicas para senhas mais seguras

Essas são algumas das recomendações mais comuns para aumentar a segurança de senhas.

-Alterne entre letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo: mAriADaSIlvA

-Use números além de letras: mAriADaSIlvA123

-Substitua algumas letras por números parecidos: m4r1ADaSIlvA123

-Use também símbolos do teclado: m4r1@D@$IlvA123#

-Quanto mais longas as senhas, mais difíceis de serem quebradas

Dicas para melhor memorização

Uma senha mais fácil de memorizar pode ser menos segura, por isso as orientações sobre segurança digital são para usarmos senhas fáceis de memorizar mas que também sigam as dicas acima. Aqui vão alguns exemplo.

-Se você gosta de futebol e cinema, pode usar apenas as consoantes dessas palavras em uma senha, assim: ftblcnm. Para tornar ainda mais seguro, pode colocar numerais de 1 a 9 entre cada letra: f1t2b3l4c5n6m.

-Você também pode usar algum gosto pessoal para criar uma senha criativa e fácil de memorizar, por exemplo, ”gosto de novela” pode virar uma senha se adicionarmos maiúsculas e substituirmos algumas letras por números semelhantes e símbolos: G0$tOd3N0vEL4

-Até mesmo senhas óbvias e de baixa segurança como datas de aniversário e nome de animais de estimação podem se tornar uma senha mais segura e fácil de memorizar. Por exemplo, se o nome de seu animal de estimação é Meg e seu nascimento é 10/06/1990, você pode unir ambas informações em uma senha, assim: m10e06g90

Dicas extra para maior segurança

Vale sempre lembrar que ao criar senhas nós precisamos considerar dois aspectos, a segurança e a facilidade em memorizar. De modo geral uma senha de alta segurança contém muitos caracteres especiais e são longas, ou seja, são de difícil memorização. Já aquelas senhas fáceis de memorizarmos por conterem informações que sempre lembramos como datas ou nomes de coisas, tendem a ser menos seguras e confiáveis.

Existem gerenciadores de senhas que podem ser muito úteis para quem tem muitas senhas complexas. De qualquer forma, o próprio gerenciador vai precisar de uma senha para acesso, e esta precisará ser ainda mais segura, pois se alguém conseguir acessá-lo irá ter acesso a todas as suas senhas de redes sociais e cartões de banco.

É muito importante também trocar regularmente as suas senhas, pois existem programas de computador que executam milhares de tentativas por segundo para quebrar senhas, e quanto mais antiga for a sua senha, mais tempo ela está sujeita a alguém mal intencionado.

Há alguns sites na internet que oferecem um verificador de senhas que analisa o quão segura é a senha e quanto tempo um programa de computador levaria para quebrá-la. Um desses sites é o howsecureismypassword.net onde você pode inserir sua senha e ele te mostra o grau de segurança. Fazendo uma rápida pesquisa no Google também é possível encontrar sites em português, como o testedesenha.com.br que te mostra cada aspecto da análise de sua senha exibindo fórmulas.

BÔNUS: As melhores senhas possíveis!

Como já dissemos anteriormente, há softwares desenvolvidos especificamente para quebrar senhas. Estes programas podem fazer milhares de testes por segundo e dependendo do quão segura é uma senha, pode demorar minutos ou dias para quebrá-la. Hackers mal intencionados podem utilizar esses programas para roubar senhas e aplicar golpes envolvendo cartões de crédito e fraudes envolvendo informações disponíveis em redes sociais.

Esses sites que analisam quanto tempo um computador levaria para quebrar uma senha podem ser muito úteis para mostrar o quão seguras algumas senhas podem ser. E você irá se surpreender com quais são as senhas mais seguras e como elas podem ser simples!

Um computador com softwares para quebrar senhas funciona com tentativas e erros, fazendo milhares ou milhões de testes com todas as combinações possíveis de caracteres. Além dessas combinações, os computadores também começam testando aquelas senhas que tem maior incidência de uso como as combinações envolvendo datas, nomes próprios ou as senhas mais utilizadas no mundo como qwerty, senha123, password, etc. Se suas senhas seguem um padrão assim, saiba que um bom computador poderia quebrá-la em menos de um segundo.

Uma das formas mais comuns de computadores descobrirem senhas é testando todas as combinações possíveis dos caracteres. Por exemplo, vamos supor que você queira descobrir uma sequência de quatro dígitos que contém apenas números. Uma forma de descobrir seria testar todas as possibilidades começando por 0000, 0001, 0002…até o 9999. É mais ou menos assim que funciona, porém um computador consegue executar milhares de testes por segundo mesmo com senhas maiores e que incluam caracteres especiais.

As inusitadas senhas mais seguras do mundo

Sabendo como funcionam os programas para quebrar senha, nós podemos tirar vantagens e utilizar senhas extremamente difíceis de serem quebradas e que ainda tem uma vantagem: são extremamente fáceis de memorizar. Aqui vamos usar um exemplo, mas lembre-se, é apenas um exemplo que não deve ser utilizado como sua senha pessoal, assim como todas as outras senhas de exemplo que estão aqui nesse texto.

Vamos supor que você queira uma boa senha para seu Facebook, que seja de alta segurança e fácil de memorizar. Vamos usar o seguinte exemplo: senha segura F. Isso mesmo! Essa será nossa senha de exemplo, simplesmente as palavras ”senha segura” separada por um único espaço, e seguidas da letra F de Facebook também separada por outro espaço.

Tem dúvida quanto à segurança dessa senha? Bom, segundo a análise do site https://howsecureismypassword.net/ um computador demoraria 66 milhões de anos para quebrar essa senha. Acredito que nesse período você já terá trocado de senha algumas vezes, não? Segundo o próprio site, senhas como bU)#$fF12 levariam apenas quatro semanas para serem descobertas por um computador! Sem contar na enorme dificuldade de decorar várias senhas nesse formato.

Isso ocorre porque das milhares combinações possíveis que um computador faria, demorariam milhões de anos para chegar especificamente às palavras ”senha segura F” escritas dessa forma. E esse formato de senha ainda traz a enorme vantagem de serem extremamente simples para memorizarmos. Se essa senha for utilizada no Facebook, seguindo o mesmo padrão poderia ser utilizado para o Instagram senha segura I e para o Twitter senha segura T.

Crie suas próprias senhas!

Reforçamos que esses exemplos, apesar de serem extremamente seguros e eficazes, não devem ser utilizados por você para proteger seus dados e informações, pois como esses exemplos já estão publicados aqui, são informações públicas e por isso não são tão seguras quanto uma senha que apenas você conhece.

Você pode utilizar combinações de diferentes palavras aleatórias como repolho infame 123 ou ovelha celeste A. Todas essas senhas, seguindo esse formato, levariam bilhões ou mesmo trilhões de anos para um computador quebrar!

Que tal atualizar suas senhas?

Agora que você já tem essa dica de ouro para criar senhas extremamente simples de se memorizar e com alto grau de segurança, que tal atualizar suas senhas importantes para aumentar a segurança de suas informações? Lembre-se sempre de atualizar constantemente suas senhas e evitar deixá-las anotadas em lugares acessíveis.

Seguindo essas dicas você irá se proteger contra hackers e evitar perder dinheiro para pessoas agindo de má-fé.

Para mais dicas práticas navegue em nosso site!