Hoje em dia praticamente todas as pessoas tem um celular ou smartphone, e praticamente todas essas pessoas reclamam sobre a vida útil da bateria de seus aparelhos: a bateria descarrega muito rápido, a bateria ficou inchada, aquece demais, etc. O que muitas pessoas não sabem, é que os aparelhos de hoje em dia funcionam com uma bateria de íons de lítio, diferente das baterias de antigamente que eram de níquel-cádmio, e por essa razão alguns dos antigos procedimentos de uso para estender a vida útil das baterias são diferentes com os dispositivos de hoje em dia. Abaixo enumeramos algumas dicas para você preservar por maior tempo a bateria do seu aparelho.

1. Evite o superaquecimento

Se for deixar o celular carregando por um tempo indeterminado, como algumas pessoas que deixam carregando à noite enquanto dormem ou que colocam para carregar e vão dar uma saída e não sabem que hora voltam, tome a precaução de tirar a capinha do aparelho para evitar que o calor em excesso por tempo indeterminado acabe comprometendo a bateria que é muito sensível ao calor. Essa dica também vale para quem vive com o celular no bolso: o calor do seu corpo também pode acelerar os processos químicos no interior da bateria que consomem sua vida útil. O ideal é sempre manter a bateria numa temperatura entre 15ºC e 25ºC.

2. Evite os extremos

Mantenha sempre a carga da bateria entre 40% e 80%, dando pequenas recargas diárias para manter esse nível. Ao contrário das baterias mais antigas, as novas não vão ”viciar” com essa prática, e na verdade o que acaba diminuindo a vida útil das baterias é justamente o costume de deixar a carga chegar sempre a 0% ou bater sempre 100%.

3. Não carregue rápido demais

Procure não utilizar maneiras de carregar mais rápido o aparelho, pois as baterias de íons de lítio são muito sensíveis tanto ao calor quanto a variações bruscas de tensão elétrica. Prefira reservar momentos do dia para dar pequenas cargas por um período mais longo ao invés de tentar carregar muito em pouco tempo.

4. Nunca guarde uma bateria vazia

Se for guardar uma bateria na gaveta, certifique-se de que ela tem pelo menos 40% de carga, pois as baterias perdem carga ao longo do tempo mesmo sem serem utilizadas, e uma bateria completamente vazia é instável e pode causar explosões quando é colocada novamente na tomada.