Pensando em adquirir uma TV mais moderna e investir numa melhor experiência para quando você for assistir filmes ou jogar um game? Por que não optar pela nova tecnologia das Tvs 4K? Elas tem uma resolução absurda, quatro vezes maior que as Full HD! Ótimas cores, excelente contraste…e geralmente um preço alto! Portanto, é bom considerar alguns pontos antes de fazer um investimento alto em um item que pode ser considerado um artigo de luxo! Abaixo listamos o que você deve considerar antes de adquirir uma TV 4K.

-Tamanho

Temos por aí Tvs 4K em diversos tamanhos, chegando algumas marcas a lançarem Tvs com 90 polegadas que podem transformar sua casa num cinema. Há também as menores, com 50 ou até mesmo 40 polegadas. O problema é que para desfrutar de todo potencial destes milhões de pixels na sua tela, você vai precisar de uma tela muito grande. Isso porque colocando lado a lado uma 4K e uma Full HD, tendo ambas 40 ou 50 polegadas, fica praticamente imperceptível a diferença. Essa é a principal crítica às Tvs 4K, essa resolução absurda só é perceptível em telas muito grande (acima de 70 polegadas), pois nessas telas sim podemos perceber melhor os mínimos detalhes onde ela se difere de uma Full HD. Portanto, se for comprar uma TV com menos de 50 polegadas, não faz muito sentido investir em uma 4K.

-LED ou OLED?

OLED pode ser entendido como a evolução da tecnologia LED. E sabemos que quando uma tecnologia evolui a novidade traz um ponto negativo e um positivo. O positivo é que o OLED supera o LED em muitos aspectos com suas melhorias tecnológicas; o negativo é que por ser uma tecnologia muito nova, ela ainda não teve tempo de ser aprimorada e seu custo é mais alto que as antigas Tvs de LED. Em resumo, o lado positivo é que as telas OLED consomem menos energia, são bem mais finas e resistentes e tem brilho, contraste e ângulo de visão muito superior ao LED. A desvantagem é que o OLED tem uma vida útil menor que o LED, além de custar mais caro.

-Distância

Se está pensando na ambientação que irá montar para curtir sua TV, a distância da tela pode ser desconsiderada, pois com a tecnologia 4K, tanto sentando mais longe quanto mais perto a resolução continua incrível!

-Curva ou plana?

A diferença entre tela curva ou plana, é que com tela curva as pessoas que se sentarem mais afastadas do centro da TV poderão assistir normalmente sem ter a imagem da tela prejudicada. Fica a seu critério pensar se vale o investimento numa tela curva.

-Outros fatores

Outros dois pontos legais de prestar atenção são os seguintes: o sistema operacional da TV que você irá comprar, verificando quais aplicativos são compatíveis com o aparelho; e o número e disposição de entradas que a TV tem, como HDMI, USB3.0, etc.