Tabela de Conteúdo / Índice
A História de Silvio Santos
Nascido no Rio de Janeiro no bairro da Lapa em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos é filho de um imigrante grego Alberto Abravanel e uma turca Rebeca Abravanel, e apesar de ser conhecido no Brasil inteiro como Silvio Santos, seu verdadeiro nome é Senor Abravanel.
Silvio Santos se formou em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, e já com 14 anos começou a trabalhar de camelô, mas a comunicação e o carisma sempre estiveram presente em sua vida. Foi nessa mesma época que passou a acompanhar programas de rádio, que se tornou seu trabalho futuramente, após servir ao exército quando tinha 18 anos.
Anos depois passou a trabalhar na rádio da barca e lá teve a ideia de fazer anúncios através do microfone durante as fianças e colocar músicas para os turistas ouvirem. Anos depois, em 1954, seu futuro na rádio era promissor, e foi para São Paulo trabalhar na Rádio Nacional. Convidado por Manuel de Nóbrega começou a apresentar “Cadeira de Barbeiro”.
Além da rádio apresentou shows e circos e em 1956 foi apresentar o Baú da Felicidade. Alguns anos depois, em 1963 fundou sua primeira loja a BF Utilidades Domesticas e Brinquedos. Com isso a abertura para diversas artes de atuação de abril. Em 1961 entrou para a Tv Brasileira, e em 1981 entrou para o guinness book como a pessoa que tem o programa mais duradouro da televisão brasileira.
Sua primeira esposa faleceu em 1977 após 15 anos de união, por conta de um câncer no aparelho digestivo. Com ela Silvio Santos teve suas primeiras filhas Cintia Abravanel e Silvia Abravanel. Em 1981 casou-se novamente com Iris Abravanel com quem teve mais quatro filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata Abravanel. A Patrícia é a que está mais inserida nos trabalhos com o pai relacionados a televisão brasileira.
6 Curiosidades sobre Silvio Santos
1ª Curiosidade
Segundo algumas pesquisas e dados bibliográficos do apresentador e empresário, a fim de manter o interesse público sempre em alto, por muito tempo Silvio Santos escondeu o casamento com a primeira esposa Cidinha. Onze anos mais tarde ele assumiria em rede nacional que considera imperdoável o fato de ter omitido sobre sua relação.
2ª Curiosidade
Silvio Santos formou o SBT em 1981 e enquanto construía sua carreira como comunicador, teve alguns apoios como por exemplo o presidente Médici E. Geisel quando admirador de sua carreira durante sua trajetória no Rio de janeiro. Inclusive, há várias histórias de que foi com a ajuda da primeira Dama Dulce Figueiredo que Silvio Santos conseguiu de fato atuar no sistema brasileiro televisão.
3ª Curiosidade
Seu verdadeiro nome é Senor Abravanel, e era chamado de Silvio por sua mãe que não gostava muito do nome original. Já o Santos é um apelido que ele mesmo se colocou por motivos religiosos. Mais tarde esse se tornaria seu nome artístico.
4ª Curiosidade
Apesar de ter fincado bandeira no SBT, o apresentador e empresário já passou por diversas redes de tv como Tupi, Globo e Record.
5ª Curiosidade
Atualmente Silvio Santos tem se tornado parte de debates importantes sobre o fato de ser politicamente incorreto com suas atividades e piadas no palco em seus programas de auditório. Alguns dos episódios inclusive rendendo processos contra o apresentador de 90 anos.
6ª Curiosidade
Quanto dinheiro tem Silvio Santos? Segundo fontes oficiais, a fortuna de Silvio Santos está avaliada em 7,24 bilhões de reais!