Hoje em dia praticamente todas empresas e marcas tem uma fanpage no Facebook. Isso pode ser feito de forma gratuita ou investindo dinheiro e tendo alta rentabilidade a partir do engajamento com seus clientes e consumidores. Ter sua empresa ou marca presente nas redes sociais é uma forma de investimento a longo prazo, ou até mesmo investimento a curto prazo, pois com a consolidação de sua marca nas redes, você pode viralizar e até mesmo ganhar dinheiro pela internet sem precisar sair de casa! Estes 4 passos simples irão te ajudar a criar uma página no Facebook para a sua própria empresa, marca ou negócio.

Se você quer saber a diferença entre um perfil pessoal e uma fanpage, clique aqui: PÁGINA OU PERFIL NO FACEBOOK? ENTENDA AS DIFERENÇAS E SAIBA QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ OU SUA EMPRESA!

1. Planejamento

Antes de mais nada, você já deve ter em mente como a sua empresa atuará no Facebook. É importante definir quais tipos de conteúdo você irá publicar na fanpage e de que forma irá se comunicar com o público. Certamente uma fintech, uma agência de consórcio de carros e um autônomo vendedor de bolos terão diferentes abordagens para lidar com o público. Pela página, você pode ter uma relação um pouco mais informal ao interagir com as pessoas, mas ainda assim focando em passar uma imagem profissional, afinal, ela representa o seu trabalho.

2. Criando a fanpage

Primeiramente, é necessário que a fanpage esteja vinculada ao perfil pessoal de alguém. Você poderá vincular a página de sua empresa ao seu próprio perfil pessoal sem problemas. Caso você ainda não possua um perfil, leia em seguida nosso texto COMO CRIAR UM PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK PASSO A PASSO

Tanto na tela de login do Facebook quanto no menu do perfil, você verá a opção ”Criar uma página”, e ao clicar nela, será levado à página para selecionar a categoria de sua fanpage, o que irá ajudar os usuários do Facebook a encontra-la nas buscas. Explore as opções e veja qual categoria se encaixa ao tipo de empresa que você tem: se é uma fintech, um grupo musical, uma agência de investimentos, uma ONG, uma operadora de cartão de crédito, etc.

3. Personalização da fanpage

Após criar a fanpage e definir que tipo de negócio se trata a sua empresa, você irá personalizar a página, adicionando uma foto de perfil e de capa, escrevendo uma descrição para as pessoas conhecerem melhor seu serviço, colocando o endereço do site de sua empresa se houver, personalizando a URL da fanpage para facilitar a busca por ela no Facebook, etc. É muito importante uma boa apresentação da página, pois páginas desorganizadas e feias não chamam a atenção e são rapidamente ignoradas. Uma página bonita e organizada, trazendo as informações de forma objetiva aos consumidores é o seu melhor cartão de visitas, e isso certamente fará a diferença no seu bolso, te trazendo mais lucro futuramente. Vale à pena o investimento, afinal, quem não gostaria de ganhar dinheiro pela internet?

4. Definindo o público

Na aba ”Publico preferido para a página”, você poderá definir que tipo de pessoa do Facebook é o foco da sua empresa, definindo sexo, idade e interesses. Assim, toda sua publicidade poderá ser melhor direcionada e você terá um engajamento do público bem melhor, podendo aumentar sua renda e seus lucros!

Pronto! A sua fanpage está criada. Agora basta começar o trabalho de fato! Postar conteúdo, interagir com o público e melhorar a atuação de sua empresa na internet de acordo com o feedback que você analisará nas estatísticas da página! Busque compreender essas estatísticas e aprimorar o uso das ferramentas que o Facebook oferece! Dessa forma, certamente terá um grande retorno financeiro para sua empresa, podendo aumentar seu capital de giro e gerar crédito para seus negócios!