Todos que usam um computador de mesa ou laptop que tenha uma webcam já devem ter pensado se seria possível um hacker invadir o computador e espionar a pessoa pela câmera sem que ela perceba. Essa história ganhou proporções mais sérias quando em junho de 2016 Mark Zuckerberg postou em sua conta no Instagram uma foto para comemorar a marca dos 500 milhões de usuários do aplicativo. A foto não tinha nada de mais, apenas ele em seu escritório com uma moldura em mãos. Mas o detalhe curioso e que gerou muito o que falar a respeito de espionagem é que em sua mesa de escritório na foto, é possível ver que o notebook usado por Zuckerberg tinha a câmera coberta por algum tipo de adesivo. Por que o gênio fundador do Facebook cobriria sua webcam? Se alguém tão conhecedor de assuntos como informática e tecnologia tapa a câmera do computador, deveríamos nós também por segurança fazer o mesmo para evitar uma ciberespionagem?

Hoje diversos especialistas em informática e segurança digital afirmam que todo tipo de aparelho como computadores, tablets e smartphones tem a possibilidade de serem hackeados. Há malwares que permitem o acesso a um computador remoto, possibilitando que o hacker tenha acesso a todos os dados do computador ou smartphone da vítima, além de poder ver em tempo real o que é exibido naquele momento na tela, permitindo que se veja o que a pessoa está fazendo, que sites está visitando, etc. Esses programas maliciosos também permitem que o hacker tenha acesso à webcam, ligando a câmera do computador, notebook ou ceular e tendo acesso total ao que se passa em frente ao aparelho.

E pode ficar pior! Muitas câmeras vêm equipadas com uma luz de led que acende indicando que a câmera está em uso, e algumas pessoas podem se sentir seguras com isso. Mas os hackers podem facilmente desabilitar essa função, podendo captar imagens com a câmera sem ligar o led, ou seja, a câmera estará ligada, transmitindo as imagens para algum lugar da internet e o usuário do computador nem ao menos saberá disso.

A dica que fica para nós meros mortais que não somos especialistas em segurança digital, são as de sempre: usar senhas seguras, visitar sites confiáveis, fazer limpezas periódicas com anti-vírus e baixar apenas softwares originais. E também algo simples porém efetivo: tapar a webcam com adesivo, fita isolante ou mesmo um post-it, afinal, nunca se sabe se estamos sendo espionados!