Cada vez mais fala-se em bitcoin, em revolução financeir e há boatos de quem tem gente enriquecendo com essa história. Mas você sabe do que se trata tudo isso? O bitcoin (com ”b” minúsculo) é uma criptomoeda que é gerada pela internet via mineração. Pareceu complicado? A gente explica!

Criptomoeda é uma moeda digital descentralizada, ou seja, é uma moeda que não existe fisicamente, mas virtualmente. Você não guarda bitcoins no bolso, mas sim numa carteira virtual que você acessa pela internet. Trata-se de uma moeda descentralizada pois não há um banco central emitindo nem qualquer governo regulando essa moeda.

Mas então quem produz o bitcoin?

O bitcoin é produzido por milhares de computadores em rede, de forma descentralizada, que ”emprestam” a capacidade de seus hardwares para minerar a moeda através da resolução de problemas matemáticos.

Embora o bitcoin seja uma moeda virtual, seu valor é real. Hoje podemos usar bitcoin em inúmeras transações financeiras. Há milhares de lojas ao redor do mundo que já aceitam bitcoins, e pelo menos 100 lojas aqui no Brasil. Com bitcoins é possível comprar livros, jogos, roupas, serviços, carros e até casas! Segundo pesquisa da empresa BitPay há mais de 100 mil comerciantes que já aceitam transações com bitcoin! Entre grandes nomes que já aceitam bitcoin destacam-se Dell e Microsoft.

Vantagens do Bitcoin

-Liberdade: Independente de onde estejam as pessoas envolvidas na transação, é possível enviar ou receber pagamentos de qualquer quantia, no menor tempo possível.

-Menores Taxas: Não há intermediários quando você paga alguém com bitcoins, e dessa forma, a taxa é menor que 0,01%. Caso seja necessário um intermediário, a taxa é de no máximo 1,5% – incrivelmente menor que taxas de bancos.

-Segurança: Você possua total controle de suas transações financeiras, e as pessoas envolvidas são totalmente anônimas, pois você não precisa vincular nenhuma informação pessoal ao pagamento e nem vai receber cobranças indesejadas.

Desvantagens da criptomoeda

Entre as desvantagens, uma delas é que poucas pessoas conhecem, então ainda não é possível usar sempre a bitcoin. Mas esse cenário está mudando, e pode mudar ainda mais se você compartilhar essas informações com as pessoas!

Outra desvantagem é o valor volatil da moeda, que pode repentinamente desvalorizar ou valorizar. E apesar de algumas quedas, desde sua criação em 2009 a moeda vem sendo extremamente valorizada. Em 2009 a moeda foi criada valendo menos de um real, e nos dias de hoje já vale mais de 40 mil reais. Uma bela valorização, não? Isso tem feito muitas pessoas decidirem incluir bitcoins em suas carteiras de investimento. Mas como sempre vale a dica: especialistas são unânimes ao recomendas que os investimentos devem ser diversificados, pois apostor tudo em bitcoins pode ser um grande acerto, ou um enorme erro!

Só o tempo dirá qual vai ser o futuro dessa moeda que ainda está engatinhando!