Hoje em dia o teclado, seja no computador ou em outros aparelhos eletrônicos, já está substituindo quase que totalmente a caneta quando se trata de escrever textos. E quem opta por escrever à mão no papel acaba ficando para trás, pois com o tempo a escrita digital em teclados se tornou muito mais rápida e dinâmica, sendo possível escrever textos com várias páginas em questão de minutos, sem o ponto negativo de ficar com uma caligrafia ruim e ininteligível.

Assim como tantas outras atividades manuais e de coordenação, como tocar um instrumento musical ou fazer malabarismo, não há segredos para se digitar no computador de forma rápida e com as duas mãos. Você não precisa investir dinheiro em cursos caros ou mesmo parcelar no cartão de crédito mensalidades de um curso para aprender a digitar melhor. Para melhorar sua digitação não há nenhum truque que não se saiba, tudo consiste em muita prática, paciência e treino, coisas que você pode fazer em sua própria casa sem gastar nada e economizando dinheiro que posteriormente pode ser usado em investimentos. A seguir damos algumas dicas para você melhorar a sua digitação.

DICAS PARA COMPRAR UM EXCELENTE TECLADO PARA SEU COMPUTADOR

Primeiramente, é sempre bom corrigirmos nossa postura corporal. Manter a coluna reta, os joelhos dobrados a 90 graus assim como os cotovelos e sem tensionar o corpo. Mantendo uma postura correta e sem tensões, você estará mais relaxado para trabalhar com as mãos no teclado por mais tempo sem comprometer sua saúde. Lembre-se que a saúde é nosso bem mais importante e é sempre bom colocar a conta da farmácia em nossos planejamentos, pois uma postura ruim pode causar problemas de saúde que irão te custar dinheiro futuramente.

Tendo acertado a postura do corpo, é hora de acertar a postura e posição das mãos. As mãos devem estar pousadas suavemente sobre o teclado, sem tensionar nenhuma parte.

Se você observar seu teclado, que provavelmente deve ser um teclado modelo QWERTY (nome dado a essa configuração de teclas devido às 6 primeiras teclas serem correspondentes às letras Q, W, E, R, T e Y), você poderá observar que as letras F e J possuem um pequeno relevo. O motivo disso é para nos localizarmos pelo tato, pois os dedos indicadores da mão direita e esquerda devem estar repousados sobre essas teclas, e os demais dedos, cada um sobre a tecla vizinha correspondente. As demais teclas, superiores e inferiores, serão respectivas a cada dedo de cada mão. Ficando assim:

Mindinho esquerdo: Q, A, Z
Anelar esquerdo: W, S, X
Médio esquerdo: E, D, C
Indicador esquerdo: R,F,V,T,G,B

Indicador direito: Y, H, N, U, J, M
Médio direito: I, K e vírgula*
Anelar direito: O, L e ponto*
Mindinho direito: P, Ç e ponto-e-vírgula*

*dependendo da configuração do seu teclado

A barra de espaço fica por conta dos polegares.

O shift acaba sendo usado de forma cruzada: se a maiúscula vai ser digitada com a mão direita, segure shift com a esquerda, e vice-versa.

Comece escrevendo com calma, respeitando sempre essa disposição dos dedos. Aos poucos ficará automático e você perceberá que cada dedo terá seus pontos certos de acesso ao teclado, e você conseguirá digitar cada vez melhor. Tente também aos poucos, e com calma, digitar sem olhar para o teclado, olhando diretamente para o texto, e ao cometer algum erro de digitação, tente apagar e corrigir sem olhar para o teclado.

Com essas dicas simples você já pode começar treinar em casa sem precisar pagar por cursos, e tendo muito paciência e foco, em breve você estará digitando de forma totalmente natural e com agilidade. Lembre-se que um profissional que tem boa digitação é sempre mais valorizado no mercado de trabalho e esse investimento pode te render até mesmo um aumento de salário no futuro!

Boa sorte!