Muita gente conhece a marca Intel por seus famosos processadores. Mas você sabia que a empresa completou nada menos que 50 anos em julho de 2018? Isso mesmo! A intel completou meio século de existência! Você provavelmente deve estar se perguntando o que a empresa fazia antes de produzir seus processadores. Nós resumimos a história da Intel abaixo, confira!
A Intel foi fundada em 18 de julho de 1968! Por incrível que pareça, quando o primeiro ser humano pisou na Lua, a Intel já estava completando 1 ano de vida! Pois a empresa foi fundada em 18 de julho de 1968 por Robert Noyce e Gordon Moore (famoso pela ”Lei de Moore”), sob o nome ”N M Electronics”. Posteriormente a empresa mudaria seu nome para Intel, uma junção das palavras em inglês ”Integrated” e ”Electronics”.
O primeiro produto da empresa foi lançado em 1969, e tratava-se de um circuito integrado de Memória RAM, fazendo com que a empresa já se tornasse lider de mercado neste ramo nos anos 70.
Vendo que os negócios estavam dando muito certo, a empresa investe em seu primeiro terreno para a construção de uma sede em Santa Clara, Califórnia, cidade essa que hoje abriga o Museu da Intel, com toda a história do desenvolvimento tecnológico e produtos da empresa.
Já em 1971 a empresa consegue levantar 6,8 milhões de dólares com ofertas públicas de ações!
No mesmo ano a empresa lança seu primeiro microprocessador, o Intel 4004, extremamente limitado se comparado aos atuais, mas na época foi uma revolução!
Em 1972 vem o chip 8008, o primeiro com 8bits.
No início, os chips da empresa eram utilizados não apenas nos primeiros computadores pessoais, mas também em calculadoras, instrumentos de navegação e até semáforos!
A Intel também foi pioneira lançando o primeiro computador de placa única, o ISBC 8010!
Já na década de 80 as revoluções não param, pois em 1981 a IBM lança o PC com o chip Intel 8088.
Em 1983 a receita da Intel chega pela primeira vez a 1 bilhão de dólares!
Em 1989 iniciam-se os mecanismos para executar mais de uma instrução ao mesmo tempo nos computadores.
Em 1992 a Intel já era a maior fornecedora de semicondutores do mundo!
Já a família Pentium deu as caras em 1993, e nessa época 85% dos desktops no mercado tinham um chip Intel.
Na década de 2000 começam surgir os processadores de 2 ou mais núcleos e daí em diante a empresa não parou mais de aprimorar sua tecnologia!