Tabela de Conteúdo / Índice
O monitor é um periférico fundamental de seu computador, afinal é através dele que você irá interagir com sua máquina. Mas você sabe o que é importante considerar na hora de comprar um bom monitor? Nós montamos esse guia rápido e simples para te ajudar. Confira abaixo:
1. Tamanho e Proporção
Aqui vai de sua preferência, lembrando que se você tem pouco espaço e faz uso casual do pc, talvez seja desnecessário comprar um monitor de 32 polegadas. Há monitores muito bons e a preço justo de 18 polegadas que são perfeitos para uso doméstico. Mas se você vai fazer um uso mais profissional e precisa de ampla área de trabalho, pode valer a pena investir num monitor maior. Há monitores Ultra Wide, que são mais ”compridos” que os conhecidos Widescreen, e apresentam uma proporção de 21:9 com resolução de 2560×1080 pixels!
Já para usos mais domésticos, um monitor Widescreen de 19,5 polegadas é perfeito, podendo ser encontrado por menos de R$400 em grandes lojas!
Há também os formatos 4:3 que são mais quadrados, mais indicados pra que uso o computador exclusivamente para leitura de documentos.
2. Resolução
Sem mistério: quanto maior a resolução, melhor a definição da imagem e maior o custo do monitor. Hoje em dia os monitores estão mais acessíveis e é facil encontrar telas Full HD (1920×1080 pixels) a um bom preço. Para quem quer fazer um maior investimento para ter altíssimas resoluções há os monitores 4k (quatro vezes mais pixels que a Full HD). E para quem tem alguns milhares de reais para investir, existem alguns monitores com 8K de resolução no mercado!
3. Tecnologia
Os monitores mais comuns hoje em dia variam entre LED e LCD. Os monitores de LCD são finos, consomem pouca energia, não fica piscando como os antigos monitores de tudo (efeito flicker) e são bem acessíveis. Já os monitores de LED (que funcionam através de iluminação LED, por isso o nome) tem o menor consumo de energia, porém tem os preços um pouco mais elevados.
4. Contraste e Brilho
Vale o mesmo para estes parâtros: quanto maior o nível de contraste/brilho, mais qualidade de imagem você terá em seu monitor. Para brilho, que é medido em cd/m², um de 200cd/m² é o suficiente para uso cotidiano, enquanto para usos mais profissionais o ideal é 300cd/m² ou superior. Para o contraste, se você quer qualidade procure por taxas de 800:1 ou superior
5. Tempo de resposta
É o tempo que um pixel leva para acender e apagar. Se o tempo for muito grande, um ”efeito fantasma” pode ser gerado na tela, comprometendo a experiência principalmente em jogos ou filmes com mais movimentação. O ideal é procurar monitores com tempo de resposta inferior a 5ms.