Lançado em 3 de março de 2017, o Nintendo Switch colocou a Nintendo de volta no páreo junto à Microsoft e Sony após o fiasco do Nintendo Wii U. Por ser um sistema híbrido, funcionando tanto como um portátil quanto como um console de mesa, o Switch foi uma revolução e talvez tenha encerrado a era dos video-games exclusivamente portáteis, pois possívelmente a partir de agora, pelo menos a Nintendo, talvez invista em sucessores seguindo o conceito híbrido do Nintendo Switch que conseguiu substituir tanto o Wii U quanto o Nintendo 3DS.

Como é comum em todo lançamento, algumas pessoas que compraram logo no primeiro lote disseram que o console apresentou alguns problemas. Muitos desses problemas podem ser vistos em vídeos que as próprias pessoas gravaram e postaram nas redes sociais e no Youtube. Houve problemas de bugs na tela como ”dead pixels”, quebra de polígonos entre outros. Alguns deles, como ”dead pixels”, são problemas característicos da própria tecnologia Led, e qualquer dispositivo com tela em Led corre o risco de apresentar pixels ”mortos”, entretanto foram poucos casos que apresentaram esse problema. Outros problemas com a tela podem estar relacionados ao aquecimento do console.

Alguns problemas relatados também estão associados ao mau uso do video-game, como encaixar de maneira incorreta o strap no Joy-con ou colocar de maneira incorreta o console no dock ocasionando riscos na tela.

Outro problema sério que a empresa enfrentou foi o lag no sinal no Joy-con esquerdo quando o console é usado no dock e o jogador está mais afastado, havendo um pequeno lag no jogo devido à problemas na transmissão do sinal. O problema já foi resolvido nos lotes posteriores.

Como dissemos, problemas como estes enfrentados pelo Switch em seu lançamento são muito comuns nos primeiros meses de vida de qualquer console. Mas agora, tendo passado um ano e meio do lançamento do Nintendo Switch, será que vale a pena comprar um?

Bem, os problemas realmente associados às falhas no console já foram resolvidos aparentemente, e somos orientados pelos próprios usuários sobre possíveis problemas de mau uso, então quem comprar um Switch a partir de agora provavelmente não irá enfrentar essas situações.

Quanto ao catálogo de jogos, temos um número muito bom de games, e temos que considerar que o Switch já estreou em grande estilo com o lançamento do Zelda: Breath of the Wild, sem contar grandes títulos como Mario Odyssey, Mario Kart 8, e grandes lançamentos que estamos aguardando como Pokémon, Metroid e Megaman 11.

De modo geral, como um portátil o Switch é uma excelente opção. Como um console de mesa, não dá pra compará-lo com Playstation 4 ou Xbox One tratando-se de poder de hardware, gráficos, etc, pois o foco da Nintendo sempre foi a diversão.

O conceito do Switch é revolucionário e a diversão é garantida. O console é pioneiro e ainda tem muito o que amadurecer, mas hoje podemos afirmar que vale muito à pena a compra!