Fundada em 2010 por Lei Jun, a Xiaomi é uma empresa chinesa sediada em Pequim do ramo de tecnologias da informações entre outros produtos eletrônicos e programadora traceis de inteligência artificial. Ficou muito famosa no Brasil em 2015 quando começou a ganhar visibilidade no país, por seus celular com preços acessíveis e com funções e qualidade notáveis. Apesar de tudo, existem curiosidades sobre a empresa que poucos sabem. Abaixo nós listamos dez curiosidades para você ficar por dentro da marca que deu o que falar na boca dos brasileiros.

1. Mudança estratégica

A empresa de tecnologias chegou a pagar mais de US$3 milhões para efetuar a troca do seu domínio! Isso aconteceu em 2014 quando decidiram fazer a compra da URL que termina em “mi.com” por considerar mais globalmente conhecida ganhando assim mais visibilidade entre países e idiomas diversos.

2. A marca do coração

Seu logo possui um segredo escondido! Isso mesmo, ao olhar para a imagem laranja e sua escrita, repare que o MI é parecido com a escrita em chinês que significa “coração”. Além disso, o mascote Mitu, que é um coelho super estiloso que usa lenço e chapéu, já serviu até de inspiração tanto para comerciais da marca quanto para criação de novos produtos.

3. Quebrando recordes

Marca que quebra todos os recordes, em 2005 vendeu cerca de 2 milhões de smartphones em aproximadamente 24h. O sucesso das vendas se deu pela promoção realizada pela marca para comemorar o aniversário de existência, e a fez entrar para o Guinness Book!

4. Transparência ou marketing?

A política de transparência da empresa fez com que no ano de 2018 o presidente anunciasse o valor do lucro total que a empresa tem durante seus períodos de vendas estabelecidas, e que esse valor é de 5%. Na época foi uma jogada de marketing e tanto! Entretanto, após o episódio saíram notícias de que o valor de lucro entre as empresas de tecnologia são aproximadamente o mesmo. Dessa forma não tornando isso um fator especial da Xiaomi.

5. Rumores sobre o nome

Por trás de um simples nome existem vários significados e com a marca não é diferente, Xiaomi quer dizer em mandarim “milhete” que nada mais é do um cereal muito consumido entre os chineses. Mas há especulações de que além desse significado literal, o nome da marca possa significar tanto “Mobile Internet” quanto “Missão Impossível” que homenageia a trajetória nem sempre de flores da marca até a sua ascensão.

6. Investimentos

Além de celulares, a Xiaomi financia diversos outros modelos de negócios chineses, os famosos startups, como é costume chamar esse tipo de parceria. Em 2013 o financiamento começou a acontecer e um dos primeiros sucessos foi o Mi Band, criado com juntamente com a Huami.

7. Inspiração

O famoso Steve Jobs da China, Lei Jun, que é conhecido assim por suas grandes invenções tecnológicas de sucessos que acontecem no país, é o fundador que é formado em Ciências da Computação, da empresa Xiaomi. Lei Jun conta que suas grandes referências foi o livro “Fire in the Valley” que em 1999 tornou-se um filme, e que conta basicamente a histórias da criação de computadores que serviram de inspiração para o surgimento de grandes marcas como a Apple e Microsoft.

8. Recuando para avançar

Após um evento de tecnologias em São Paulo em 2015 a Xiaomi chega ao Brasil apresentando alguns de seus produtos e com foco em seus Smartphones. Entretanto, no ano seguinte a marca foi se retirando aos poucos dos solos brasileiros.  Isso se deu não por questões pessoais, mas por que suas vendas diminuíram drasticamente em todo o mundo. Dessa forma o fato fez com que precisassem fechar algumas franquias pelo mundo.

9. Produtos inusitados

Vendida pelo valor aproximado de R$150,00 e considerado um produto pouco convencional, a Xiaomi lançou uma escova de dente que pode ser pareada em seus dispositivo móvel, que tem o nome de Mi Electric Toothbrush.

10. Marketing direto

Pode parecer engraçado, mas a visibilidade da Xiaomi não está relacionado aos grandes investimentos em publicidades e propagandas, mas sim no que chamamos de marketing direto, ou seja, é através de divulgadores independentes e diretas com os fãs que seu sucesso acontece.

E aí, você já conhecia essas curiosidades sobre a Xiaomi? Possui algum aparelho da gigante chinesa?

Para saber tudo sobre tecnologia acompanhe nosso site!