Ter um bom sinal Wi-fi em sua casa ou empresa traz comodidade e praticidade às suas rotinas, otimizando o desempenho de toda atividade vinculada à internet. Não precisar ficar preso a um cabo como antigamente para poder utilizar a internet é de grande ajuda, e hoje em dia está cada vez mais popular entre as pessoas as conexões Wi-fi.

Entretanto é comum o sinal Wi-fi apresentar problemas como quedas, instabilidade ou baixa velocidade de transmissão de dados. Para resolver esses problemas você não vai precisar desembolsar fortunas fazendo cursos e nem criar dívidas em seu cartão de crédito, pois tudo pode ser feito de forma simples e com pouco investimento. Abaixo trouxemos algumas dicas rápidas para você lidar com essas situações e deixar o sinal Wi-fi mais potente.

1. Local do Roteador

O roteador funciona emitindo seu sinal em ondas de rádio, assim como um celular, por isso é importante que não haja obstáculos entre o roteador e o aparelho que irá receber o sinal. Paredes e objetos que funcionem como barreiras podem atrapalhar o sinal. Além disso, alguns aparelhos como micro-ondas ou espelhos também podem interferir na propagação do sinal. Por isso o ideal é instalar o roteador sempre num local alto, sem obstruções e de preferência no centro de cômodos amplos. Se puder deixar instalado no próprio cômodo onde você mais utilizará, como por exemplo em seu Home Office, melhor ainda!

Para mais dicas sobre Home Office, leia nosso texto: HOME OFFICE – 7 VANTAGENS DE TRABALHAR EM CASA

É importante também que a antena esteja posicionada para cima para melhor transmitir o sinal. Nunca deixe a antena na horizontal ou para baixo.

2. Tenha um roteador adequado e atualizado

Sabemos que a tecnologia muda constantemente e dispositivos se tornam obsoletos muito rápido. Ainda assim, muitas pessoas utilizam os mesmos roteadores há 5 ou até 10 anos! Verifique sempre se há roteadores mais modernos que atendam à sua demanda. Se o uso for doméstico ou empresarial, o tipo de roteador apropriado pode variar, mas independente disso, busque sempre por novos modelos.

É importante buscar também por atualizações do software com os fabricantes para atualizar seu aparelho. Isso com certeza irá melhorar tanto o desempenho quanto a segurança da conexão Wi-fi em seu ambiente.

Para aumentar a vida útil do seu roteador e também não prejudicar seu desempenho, mantenha sempre o aparelho limpo e arejado. Excesso de sujeira pode causar superaquecimento, o que pode comprometer o funcionamento. Se possível, mantenha o roteador desligado nos horários em que não há ninguém utilizando a internet.

3. Repetidor de Sinal

Basicamente o repetidor de sinal é um aparelho que serve para aumentar o alcance das ondas do sinal Wi-fi. Se em seu ambiente há paredes muito grossas ou muitos objetos altos, isso pode comprometer bastante o sinal. Ter um repetidor de sinal pode ser muito útil caso o imóvel seja muito comprido ou no caso de Wi-fi compartilhado entre andares diferentes em um sobrado.

Há dois tipos de repetidores e que podem ser comprado por um preço razoável, sem precisar desembolsar muito dinheiro. Um deles são os repetidores que se conectam ao roteador por um cabo Ethernet, reenviando o sinal que será captado por dispositivos móveis como smartphones e laptops. Outra opção são os dispositivos PLC que ficam conectados diretamente à rede elétrica da casa ou empresa.

4. Aplicativos que demandam muita banda larga

Algumas atividades podem exigir bastante de sua conexão, como serviços de streaming, downloads e jogos online. Se sua rede é compartilhada entre várias pessoas, verifique os horários em que mais pessoas utilizam e se não estão drenando muito banda.

Uma possibilidade é utilizar a ferramenta QoS, presente na maioria dos roteadores. Com ela é possível gerenciar a transferência de dados por protocolos, priorizando algumas atividades em detrimento de outras. É possível até mesmo bloquear alguns programas como programas de downloads ou jogos online.

5. Ladrões de Rede

Hoje praticamente todos protegem suas redes Wi-fi com senhas, mas senhas muito fáceis ou muito antigas já podem ter sido descobertas, e neste momento seus vizinhos podem estar usando seu sinal sem você saber. Portanto, para lidar com isso, mantenha senhas difíceis e seguras, e troque-as constantemente. Outra dica é não utilizar nomes óbvios como ”Rede Wi-fi do João”.

Seguindo essas dicas práticas certamente você terá uma melhor qualidade e potência em sua rede Wi-fi!

Quer mais dicas rápidas e práticas sobre tecnologia? É só navegar em nosso site!