Todos sabemos a importância da higiene pessoal e o quanto isso impacta até na nossa saúde, mas o que muita gente não sabe é que alguns dos objetos de nosso cotidiano que são mais sujos e acabam sendo os maiores vetores de doenças, por incrível que pareça, são aqueles que estão mais presentes e que mais utilizamos, às vezes sem mesmo perceber, como por exemplo chaves, maçanetas, interruptores, e um dos principais: os celulares e smartphones!
Afinal, durante a faxina semanal, que é que se lembra de higienizar maçanetas e interruptores? Mesmo as pessoas mais higiênicas que sempre lavam as mãos ao chegar da rua, será que se lembram de higienizar as chaves que utilizaram para abrir a porta? Lembremos sempre que saúde é um investimento a longo prazo e que traz um excelente rendimento: qualidade de vida! Sem contar na conta da farmácia que pode ser reduzida. No caso dos celulares e smartphones, uma boa higienização periódica além de colaborar com a nossa saúde, prolonga a vida útil do aparelho evitando que você precise trocar de celular tão cedo e fazer dívidas no cartão de crédito para pagar por um novo aparelho que seria desnecessário se o seu ainda estivesse em bom funcionamento.
Além de tudo, por nunca receberem uma limpeza adequada, esses aparelhos acabam entrando sempre em contato com nossas mãos e acumulando em si inúmeros vírus e bactérias que podem, na pior das hipóteses, nos transmitir doenças.
Acompanhe abaixo o passo-a-passo para fazer uma boa higienização do seu celular!
1. Desligue o aparelho, retire a capinha e desconecte todos os cabos como carregador e fone de ouvido
2. Use um paninho fino ou um tecido de microfibra e umedeça numa mistura de água morna com um pouquinho de sabão. Passe suavemente esse pano no celular, na tela e atrás, tomando cuidado para não umedecer demais, principalmente com as entradas. Lembre-se que expor componentes eletrônicos à umidade pode prejudicá-los
3. Passe um paninho seco para retirar a umidade que ficou e limpar
Essa limpeza inicial não é suficiente para eliminar bactérias e vírus que podem estar habitando seu aparelho, por isso vamos para a segunda etapa
4. Algumas empresas de tecnologia e até o Conselho Federal de Química recomendam o uso de álcool isopropílico, que é vendido em lojas de eletrônicos, para a limpeza de celulares, computadores, etc. Por ter uma quantidade menor de água, esse produto não causa a oxidação das peças do smartphone.
5. Não aplique o produto diretamente no aparelho e muito menos mergulhe seu celular nele. Umedeça levemente um paninho e passe suavemente no seu celular, garantindo assim uma higienização mais completa. Esse produto evapora rápido, então não é necessário secar.
Algumas dicas do que NÃO fazer:
–Evite utilizar seu celular dentro do transporte público, dentro de banheiros e durante as refeições. Essa prática pode contribuir para a contaminação do aparelho e disseminação de micro-organismos causadores de doenças como gripes e até infecções mais graves.
–Não aplique qualquer produto em seu celular, pois muitos podem conter substâncias abrasivas e prejudiciais que irão danificar seu aparelho e te fazer gastar dinheiro comprando um novo.
-Não limpe o aparelho enquanto ele estiver carregando. Umidade e energia elétrica pode ser uma combinação perigosa!
-Não se esqueça de higienizar também cabos e carregadores com produtos adequados, e também a capinha do seu celular, que pode ser higienizada com álcool isopropílico ou com água e sabão caso seja de plástico
Invista em sua saúde!