Geralmente muitas pessoas confundem, mas Deep Web não é uma camada ”criminosa” da internet. O conceito Deep Web refere-se aos sites que não são indexados, ou seja, que não podem ser encontrados pelos sistemas de busca tradicionais, mas apenas por métodos específicos de navegação. Por outro lado, tudo o que conhecemos a acessamos diariamente na internet é conhecido como Surface Web.
Dentro da Deep Web podemos encontrar todo tipo de site: serviços de e-mail, centrais empresariais, serviços de bancos, etc. Todas as lendas perturbadoras que ouvimos falar, referem-se ao que se chama de Dark Web, que seria uma camada específica da Deep Web onde encontram-se sites voltados para atividades ilegais e criminosas.
Na prática a Deep Web existe desde os anos 70, mas sob outros nomes, e tratava-se basicamente de modos mais seguros de se usar a internet para, por exemplo, o envio de arquivos com informações mais sigilosas.
Com o passar do tempo e com a popularização da internet, e principalmente por ser cada vez mais simples o processo de criar um site e mantê-lo online, cada vez mais sites e redes foram sendo criados, pelos mais diversos tipos de pessoas, para inúmeros propósitos. A maior parte desses sites como dissemos, não encontra-se nas áreas indexadas da internet, e são muitas vezes difíceis de encontrar.
Alguns sites por sua vez, de maneira proposital dificultam o acesso a seus endereços, seja porque tratam-se de sites para compartilhamento de documentos importantes, transações financeiras, ou mesmo atividades ilícitas. Para acessar esses sites é necessário usar programas específicos, o que a maioria dos usuários comuns da internet não conhece.
Ainda assim, o uso da Deep Web é bastante comum entre alguns setores da sociedade, como por exemplo policiais, jornalistas, o exército e até pessoas comuns com um pouco de conhecimento.
Navegar pela Deep Web garante quase que totalmente o anonimato em tudo o que estiver sendo feito. E esse é um dos grandes motivos de muitas atividades criminosas acontecerem também em algumas ”camadas” dessa internet invisível, como tráfico de armas e drogas, pornografia infantil, e até coisas ainda mais perturbadoras segundo as lendas.
E aí, você já conhecia a Deep Web? Já acessou algumas vez?