Quem diria que a era da informação seria também a era da desinformação? Pois é! A internet pode ser o milagre da informação, mas esse excesso de informação e o pouquíssimo tempo que dedicamos a nos aprofundar em qualquer coisa por mais que alguns segundos tem um efeito colateral que conhecemos muito bem: as Fake News – notícias ou matérias que não visam informar, mas sim buscar cliques, chamar a atenção através de chamadas sensacionalistas ou apelos emocionais. Nesse guia rápido você irá entender como identificar uma possível Fake News para não ser mais enganado.

1. LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

É meio bizarra essa orientação, mas por incrível que pareça, muitas pessoas nas redes sociais compartilham links apenas pelo seu título e imagem, sem nem ao menos clicarem para acessar o site e ler na íntegra o texto, que as vezes por sí só é de tão baixa qualidade que já entrega que é um clickbait. Lembre-se: na era digital, título não servem para informar, serve para chamar a atenção e atrair cliques. Por isso, não confie apenas no título ou manchete. Clique no link, leia o texto na íntegra clicando e lendo também os sublinks e referências que o texto contém. Muitas vezes você vai perceber que o título é sensacionalista e não tem nada a ver com o texto.

2. CHEQUE AS FONTES

Nem toda fonte é confiável! O fato de um texto citar como fonte outros 20 textos não traz credibilidade e nem torna automaticamente verdade aquela informação contida no texto. O ideal é checarmos cada uma das fontes, buscando ler a respeito delas. São sites confiáveis? São movidos por interesses ideológicos que possam interferir diretamente nas informações? Quais os interesses e propósitos dessas fontes?

3. PESQUISE NO GOOGLE

Uma fake news geralmente não é divulgada em grandes portais que produzem conteúdo com seriedade, então se você não encontrar em muitos lugares a notícia, possivelmente é fake.

4. ATENÇÃO AOS DETALHES

Procure por erros ortográficos ou de formatação, isso muitas vezes denuncia um trabalho que visa apenas cliques e não à informação. Cheque também a data de publicação da notícia, pois é muito comum ressucitarem notícias de 5 anos atrás como se estivesse acontecido ontem, geralmente para manipular a opinião pública por interesses políticos.

5. PROCURE ESPECIALISTAS

Procure pessoas que entendam do assunto. Isso se refere principalmente a pessoas que estudam ou trabalham diretamente em áreas do conhecimento que envolvam o tema da informação que você quer checar. Provavelmente essas pessoas tem um conhecimento maior no assunto tanto para verificar se a informação é verdadeira ou falsa, quanto para te indicar melhores referências para chegar as fontes da informação. Mas não confunda isso com um ”apelo à autoridade”, pois até mesmo um especialista em um assunto pode falar besteira sobre o mesmo assunto ou estar enviesado. O ideal é conversar com várias pessoas que entendam do assunto.

Lembre-se sempre: a desinformação é um desfavor para a sociedade!