Quando vamos comprar uma câmera digital muitas vezes nos confundimos em meio a detalhes técnicos que não conhecemos e acabamos cedendo ao marketing que foca em parâmetros que nem sempre são fundamentais para determinar a qualidade de uma câmera e de suas fotos. Abaixo montamos um guia fácil e rápido para você não ficar perdido na hora de escolher sua câmera fotográfica!

1. Saiba qual o seu objetivo

Antes de mais nada é necessário saber exatamente qual o uso que você vai fazer de sua câmera. Você quer uma máquina para uso mais profissional? Para se dedicar a um hobby? Ou apenas para fotografar sem compromisso? Definir isso te fará não gastar dinheiro em recursos que você nunca irá utilizar! Defina suas necessidades e lembre-se que o melhor equipamento é aquele que atende às suas necessidades.

2. Megapixels

Geralmente se faz muito marketing em cima dos Megapixels, sendo que esse número não determina diretamente a qualidade das fotografias. 4 Megapixels são mais do que o suficiente para tirar e imprimir fotos em boa qualidade, pois esse valor diz respeito à resolução da imagem que reflete diretamente no tamanho máximo de impressão, mas não determina se a foto é de alta qualidade.

3. Zoom óptico ou digital?

O zoom digital tecnicamente não é um zoom, mas uma correção algorítmica em cima de uma ampliação ”artificial” da imagem, o que geralmente compromete a qualidade final da foto. Já o zoom óptico, apesar de encarecer o preço do aparelho, é de fato uma ampliação da foto obtida pela alteração da distância focal, através de um movimento de alteração nos elementos da lente, obtendo um resultado final de maior qualidade. Se quer qualidade, opte pelo óptico.

4. Armazenamento

Todas as câmeras trazem uma memória interna pequena, sendo necessário ter também um cartão de memória inserido no aparelho para expandí-la. Cada marca ou modelo de câmera pode usar distintos modelos de cartões de memória, e nesse caso vale dar uma pesquisada para saber quais modelos de cartões são compatíveis com sua câmera, qual a capacidade máxima, os preços, etc. Lembrando que a quantidade de memória adequada pra você depende de suas necessidades. Se for gravar vídeos pro Youtube por exemplo, é bom ter bastante capacidade de armazenamento.

5. Bateria

Há câmeras que funcionam a pilhas ou baterias removíveis, e outras que funcionam com baterias embutidas. A vantagem das removíveis é que você pode substituí-las assim que a carga acabar e continuar a usar a câmera no mesmo momento. Melhor ainda se você tiver pilhas/baterias extras para ir carregando enquanto usa a máquina. Ainda assim, os modelos com bateria embutida funcionam por bastante tempo sem precisar carregar, lembrando que o que mais consome a bateria é o flash e o LCD da tela.

E ai, pra você quais outros aspectos são importantes para escolher uma câmera digital?