Para produzir vídeos para a internet precisamos considerar os pontos mais fundamentais nos quais você vai precisar investir:

1. Um computador
2. Cenário
3. Iluminação
4. Captação de áudio
5. Captação de imagens

Mas como gastar o mínimo em cada um desses itens?

1. Computador

Trabalhar com edição de vídeos exige capacidade gráfica e de processamento o computador. Mas é possível trabalhar com vídeos em computadores populares. Hoje podemos encontrar computadores de mesa e notebooks na faixa dos R$800 reais. Claro que não serão modelos top de linha, mas para começar já é o suficiente, basta ter paciência pois eles trabalharão mais lentamente nos vídeos e terão menos espaço de armazenamento, mas é totalmente possível utilizá-los para trabalha no conteúdo para o seu canal!

Em último caso, você pode gravar seus vídeos e fazer a edição e postagem em um computador emprestado ou numa lan house. Talvez compense poupar esses 800 reais de início para investir em algum outro item. Fica a seu critério!

2. Cenário

Você não precisa investir em móveis, pintar paredes ou comprar bugigangas para enfeitar seu cenário caso queira poupar no início. Basta você escolher um ambiente da sua casa que tenha ao fundo uma parede lisa, e que não seja nem muito amplo e nem muito apertado. De preferência a ambientes bem iluminados e longe de barulhos.

3. Iluminação

Caso você não possa investir em luminárias profissionais, basta você se posicionar num cenário bem iluminado com uma janela de frente pra você. Gravar durante o dia também ajuda na iluminação. Acredite, uma boa iluminação faz toda a diferença!

4. Áudio

Provavelmente seu equipamento de gravação, seja uma câmera ou seu próprio celular, tem um microfone para captar o áudio e é possível fazer os vídeos assim mesmo. Mas o áudio é algo ainda mais importante que a imagem do vídeo, pois um áudio ruim pode tornar a experiência de ver seu vídeo algo incômodo. Vale a pena investir num microfone de lapela nesse caso! Você vai gastar em torno de R$20,00 e o resultado já vai ser bem diferente. Apenas se certifique que sua câmera ou celular tem entrada para o microfone.

5. Imagens

Todos os itens acima são possíveis de serem executados quase que de graça, porém aqui é diferente. No caso da câmera, a não ser que você também consiga emprestar uma, você precisará ter o seu equipamento para gravação. Mas não se preocupe! Hoje em dia há câmeras e celulares a preços mais acessíveis que fazem uma boa gravação de imagem ou mesmo que gravam em HD! Aliando isso a todas as dicas acima, você conseguirá produzir um bom conteúdo em nível técnico sem gastar praticamente quase nada!

Vale lembrar que se você quiser uma qualidade realmente profissional em seu canal, você precisara investir nisso. As dicas acima são para quem quer gastar pouco ou quase nada para produzir vídeos.