Em 2009 o Iphone tinha apenas 2 anos de vida e o Android, um ano. Na época não havia nenhum bom serviço ou aplicativo que pudesse substituir o serviço de SMS, que era caro. A empresa Whatsapp foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, veteranos do Yahoo.
No início, o software, que era exclusivo para Iphone, não era nem um pouco parecido com o mensageiro mais popular do mundo que temos hoje. Tratava-se basicamente de um aplicativo que exibia uma espécie de status para seus contatos do telefone, mostrando que estava disponível. Posteriormente, após um pouco de esperança e depois de alguns investimentos, o WhatsApp tornou-se de fato um aplicativo para troca de mensagens.
O crescimento e popularização do aplicativo foi tanto que, em abril de 2012 estava na marca de 2 bilhões de mensagens por dia, e em agosto do mesmo ano já registrava a incrível marca de 10 bilhões de mensagens diárias! Hoje a marca ultrapassa 55 bilhões!
Em dezembro de 2009 começou a ser possível o envio de fotos.
No início o Whatsapp já foi um aplicativo pago, onde era cobrada uma pequena taxa anual.
Em janeiro de 2010 saiu a versão para Blackberry e Android; e em 2011, ano que o aplicativo recebeu o investimento de mais de 8 milhões de dólares, sai também a versão para Windows Phone.
Em agosto de 2013 estreia a opção de enviar recador por áudio.
Em fevereiro de 2014 o Whatsapp foi comprado pelo Facebook pela bagatela de 19 bilhões de dólares!
Em novembro de 2014 estreia no aplicativo os famosos sinais de visualizado, aqueles ”vêzinhos” cinzas que ficam azuis quando seu contato visualizou a mensagem.
Em janeiro de 2015 surge o Whatsapp Web, uma versão do aplicativo para ser acessada por desktops. Posteriormente surge também as chamadas por voz. Em dezembro de 2015 houve o primeiro bloqueio do Whatsapp por quase 48 horas. Em maio e julho de 2016 houve situações semelhantes.
Em março de 2016, ano em que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou que o Whatsapp havia batido a marca de um bilhão de usuários, foi habilitado o envio de qualquer documento (antes só PDF era possível). Posteriormente o recurso das chamadas de vídeo é adicionado ao aplicativo, assim como o recurso de apagar mensagens antes que o contato visualize.
Quanto à segurança, foi somente em 2016 que o Whatsapp adotou a criptografia de ponta-a-ponta, antes disso era relativamente simples ter suas mensagens vazadas.
Hoje o nosso querido ”zapzap” é o maior mensageiro do mundo, tendo mais de 1 bilhão de usuários, bilhões de mensagens, fotos e vídeos trocados diariamente em mais de 60 idiomas!